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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO DE JANEIRO - 2013)Número Original: 1Código: 6488810

Vestibular de Inverno - Manhã - Outros Cursos - Administração - Ciências Biológicas - Ciências da Computação - Sistemas de informações - (Núcleo Básico de Computação)

Linguagem Não-Verbal
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2013
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10 15 20 25 Texto 1 [...] Um artista só pode exprimir a experiência daquilo que seu tempo e suas condições sociais têm para oferecer. Por essa razão, a subjetividade de um artista não consiste em que a sua experiência seja fundamentalmente diversa da dos outros homens de seu tempo e de sua classe, mas consiste em que ela seja mais forte, mais consciente e mais concentrada. A experiência do artista precisa apreender as novas relações sociais de maneira a fazer que outros também venham a tomar consciência delas [...]. Mesmo o mais subjetivo dos artistas trabalha em favor da sociedade. Pelo simples fato de descrever sentimentos, relações e condições que não haviam sido descritos anteriormente, ele canaliza-os do seu “Eu” aparentemente isolado para um "Nós"; e este "Nós” pode ser reconhecido até na subjetividade transbordante da personalidade de um artista. Esse processo, todavia, nunca é um retomo à primitiva coletividade do passado; ao contrário, representa um impulso na direção de uma nova comunidade cheia de diferenças e tensões, na qual a voz individual não se perde numa vasta unissonância. Em todo autêntico trabalho de arte, a divisão da realidade humana em individual é coletiva, em singular é universal, é interrompida; porém é mantida como fator a ser incorporado em uma unidade recriada. Só a arte pode fazer todas essas coisas. A arte pode elevar o homem de um estado de fragmentação a um estado de ser integro, total. A arte capacita o homem para compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la como a transformá-la, aumentando-lhe a determinação de torná-la mais humana e mais hospitaleira para a humanidade. A arte, ela própria, é uma realidade social. A sociedade precisa do artista, este supremo feiticeiro, e tem o direito de pedir-lhe que ele seja consciente de sua função social. Tal direito nunca foi discutido numa sociedade em ascensão, ao contrário do que ocorre nas sociedades em decadência. A ambição do artista que se apoderou das ideias é experiências do seu tempo tem sido sempre não só de representar a realidade como a de plasmá-la, O Moisés de Michelangelo não era só a imagem artística do homem do Renascimento, a corporificação em pedra de uma nova personalidade consciente de si mesma. Era também um mandamento em pedra dirigido aos contemporâneos de Michelangelo e a seus dirigentes: “É assim que vocês precisam ser. A época em que vivemos o exige. O mundo a cujo nascimento presenciamos o requer”. FISCHER, Emst. A necessidade da arte. Trad. Leandro Konder. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. p. 56-57. a) Com base na leitura do texto 1, explique a relação que se estabelece entre subjetividade artística e realidade social. b) Identifique o referente de cada um dos pronomes assinalados no seguinte trecho do texto 1: "Pelo simples fato de descrever sentimentos, relações e condições que não haviam sido descritos anteriormente, ele canaliza-os do seu ‘Eu’ aparentemente isolado para um 'NósT...]”. (linhas 6-8)


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Linguagem Não-Verbal

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1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 31Código: 7456106

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

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Questão de Vestibular - ENEM 2019
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PICASSO, P Cabeça de touro. Bronze, 33,5 cm x 43,5 cm x 19 cm. Musée Picasso, Paris. França, 1945. JANSON, H. W. Iniciação à história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1988. Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da v O VOO reciclagem da matéria-prima original. complexidade da combinação de formas abstratas. perenidade dos elementos que constituem a escultura. mudança da funcionalidade pela integração dos objetos. fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.


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2(ENEM- BR - 2018)Número Original: 33Código: 6971090

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Questão de Vestibular - ENEM 2018
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REAÇÕES CELÍACAS AO LER UM RÓTULO SEM GLUTEN * “4 | vç : Não Sem Sem Sem Sem Rótulo Contém Glúten Glúten Glúten Glúten tá todo Glúten e com 2 Barato e mas pode errado : Sabor Barato Gostoso contertraços -:[ CURTI! AMEI! HAHA! UAU! TRISTE! GRR! Disponível em: www.facebook.com/omeusegredinho. Acesso em: 9 dez. 2017 (adaptado). Essa imagem ilustra a reação dos celíacos (pessoas sensíveis ao gluten) ao ler rótulos de alimentos sem glúten. Essas reações indicam que, em geral, os rótulos desses produtos @ trazem informações explícitas sobre a presença do glúten. oferecem várias opções de sabor para esses consumidores. classificam o produto como adequado para o consumidor celíaco. influenciam o consumo de alimentos especiais para esses consumidores. variam na forma de apresentação de informações relevantes para esse público. Yo Oo ® ©


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3(ENEM- BR - 2017)Número Original: 45Código: 6888256

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
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TEXTO | TEXTO II No verão de 1954, o artista Robert Rauschenberg (n.1925) criou o termo combine para se referir a suas novas obras que possuíam aspectos tanto da pintura como da escultura. Em 1958, Cama foi selecionada para ser incluída em uma exposição de jovens artistas americanos e italianos no Festival dos Dois Mundos em Spoleto, na Italia. Os responsáveis pelo festival, entretanto, se recusaram a expor a obra e a removeram para um depósito. Embora o mundo da arte debatesse a inovação de se pendurar uma cama numa parede, Rauschenberg considerava sua obra “um dos quadros mais acolhedores que já pintei, mas sempre tive medo de que alguém quisesse se enfiar nela”. RAUSCHENBERS, R. Cama. Óleo € lápis em travesseiro, colcha € folha em suporte de madeira. DEMPSEY, A. Estilos, escolas e movimentos: guia enciclopédico da arte moderna. 191,1 x 80 x 20,3 cm. Museu de Arte Moderna de Nova York, 1995. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 8 jun. 2017. A obra de Rauschenberg chocou o público na época em que foi feita, e recebeu forte influência de um movimento artístico que se caracterizava pela dissolução das tonalidades e dos contornos, revelando uma produção rápida. exploração insólita de elementos do cotidiano, dialogando com os ready-mades. repetição exaustiva de elementos visuais, levando à simplificação máxima da composição. incorporação das transformações tecnológicas, valorizando o dinamismo da vida moderna. geometrização das formas, diluindo os detalhes sem se preocupar com a fidelidade ao real. VOOS


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4(ENEM- BR - 2017)Número Original: 43Código: 6888252

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
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TEXTO | SPETO. Grafite. Museu Afro Brasil, 2009. Disponível em: www.diariosp.com.br. Acesso em: 25 set. 2015. TEXTO II Speto Paulo César Silva, mais conhecido como Speto, é um grafiteiro paulista envolvido com o skate e a música. O fortalecimento de sua arte ocorreu, em 1999, pela oportunidade de ver de perto as referências que trazia há tempos, ao passar por diversas cidades do Norte do Brasil em uma turnê com a banda O Rappa. Revista Zupi, n. 19, 2010. O grafite do artista paulista Speto, exposto no Museu Afro Brasil, revela elementos da cultura brasileira reconhecidos na influência da expressão abstrata. na representação de lendas nacionais. na inspiração das composições musicais. nos traços marcados pela xilogravura nordestina. nos usos característicos de grafismos dos skates. VOOS


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5(ENEM- BR - 2017)Número Original: 37Código: 6888237

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

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Questão de Vestibular - ENEM 2017
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ERNESTO NETO. Dengo. 2010. MAM-SP, 2010. Disponível em: http://espacohumus.com. Acesso em: 25 abr. 2017. A instalação Dengo transformou a sala do MAM-SP em um ambiente singular, explorando como principal característica artística a participação do público na interação lúdica com a obra. distribuição de obstáculos no espaço da exposição. representação simbólica de objetos oníricos. interpretação subjetiva da lei da gravidade. valorização de técnicas de artesanato. VOOS


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